Foto: Renan Mattos (Diário)
As escolas da rede estadual vão ganhar o reforço de profissionais nomeados para diferentes áreas. Do total de 430 chamados pelo governo do Estado, 17 são da área da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), dos quais 10 são para Santa Maria. Esses profissionais foram aprovados em concurso público realizado em 2014.
A expectativa de diretores é que a medida ajude a melhorar os serviços prestados, principalmente em setores que dependam de um profissional específico, como é o caso dos laboratórios de apoio.
UFSM avalia adesão a projeto para captação de verbas privadas
Na Escola Estadual General Edson Figueiredo, por exemplo, faltam servidores na biblioteca, na sala de informática e para limpeza. Por outro lado, o quadro de professores, que também era uma demanda da instituição, já está completo.
O problema é semelhante nas escolas Santa Marta, Manoel Ribas e Coronel Pilar. Na primeira, segundo a direção, estão abertas vagas na biblioteca, coordenação pedagógica e orientação educacional. Na segunda, faltam profissionais para a biblioteca e a supervisão.
Obra de creche no Loteamento Cipriano da Rocha deve ser entregue até segunda
Definições
Nomeados no dia 28 de junho, os novos servidores estão prontos para atuar como agentes educacionais em cinco áreas: técnico em nutrição e informática; administrador escolar; tradutor em libras; e assistente financeiro. Segundo a 8ª CRE, esses agentes vão começar a atuar após o trâmite da documentação exigida para ingresso na função pública.
Além disso, a designação de cada servidor também precisa ser concluída, ou seja, ainda não foram definidas as escolas de Santa Maria que serão contempladas com esses profissionais.
Ainda de acordo com a 8ª CRE, é preciso concluir alguns processos burocráticos e legais para que os servidores sejam efetivados. Após essa etapa, eles poderão começar a trabalhar nas respectivas escolas, que serão escolhidas conforme avaliação, por parte da coordenadoria, da demanda por esses profissionais.
Servidora da UFSM é vítima de golpe e perde mais de R$ 7 mil
As funções:
- 3 técnicos em nutrição
- 1 agente em administração escolar
- 6 agentes monitores para interação com o aluno
- 3 assistentes financeiros
- 3 técnicos em informática
- 1 tradutor e intérprete de língua de sinais (libras)